
Depois da China exigir a Google que informasse o que anda sendo pesquisado pelos chineses naquele país, agora é o Brasil que por intermédio do Ministério Público, em nome do combate aos crimes virtuais, exige que informações sobre 'usuários suspeitos' do Orkut ao governo.
Um dos portais precursores no conceito da Internet 2 que tem como princípio de funcionamento a colaboração mútua de seus usuários, o Orkut se tornou uma febre, como portal de relacionamento. Como todo relacionamento tem suas conturbações, ele também já se tornou uma referência em causar separações, expor personalidades ao ridículo por intermédio de falsos usuários, e como não poderia faltar, se tornou um prato cheio para criminosos 'virtuais' promoverem falsos sequestros, pedofilia e até tráfico de drogas.
Para tentar deter as péssimas iniciativas o Orkut, em nome da privacidade ou da falta dela, criou o 'dedo duro' que diz a seus usuários quem anda visitando seu perfil. Mas o grande problema é seus usuários é que os seus usuários, esquecendo-se que estão na internet, com seus dados a mercê não só do voyerismo, mas da curiosidade e porquê não dizer da emoção de reencontrar um velho amigo, ser recebido com uma mensagem do tipo: O que é que você está bisbilhotando no meu orkut.
É mole!
Espero que este universo cibernético não tire das pessoas, o que têm de melhor, sua humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário