Espero que este espaço represente todos os aspectos da ILS. Tento registrar aquelas ocasiões que o Cineasta Bertolucci coloca em O Céu que nos Protege [assista meu!]. Afinal a todos os instantes somos acometidos por uma ILS. Espero não decepcionar o escritor Milan Kundera...
31/05/2006
Bloqueio de Celular: Quem vai pagar a conta
Como está ocorrendo impasse?
Se o governo assumir os custos quem vai pagar a conta? Nós é claro!
Mas e se as operadoras assumirem os custos, elas nos repassarão e bom... Quem pagará? Nós é claro.
Se a moda pega!
Lí essa nota no Tribuna do Brasil
"Desequilíbrio Autor: Moacyr Oliveira Filho Há algumas semanas, o deputado José Roberto Arruda, candidato do PFL ao Buriti, foi abordado no final da solenidade de inauguração do campus avançado da UnB, em Planaltina, pelo professor de filosofia Rogério Basali, que lhe perguntou se ele era o mesmo político envolvido com a violação do painel eletrônico do Senado. A reação do candidato foi explosiva: simulando um abraço, deu uma gravata no professor, e disse coisas impublicáveis no seu ouvido. O incidente mostra que Arruda ainda não absorveu o caso do painel eletrônico do Senado e que pode não estar preparado emocionalmente para enfrentar a lembrança do episódio durante a campanha eleitoral. Que, por sinal, mal começou.
Fonte : Tribuna do Brasil Data : 30 de maio de 2006 "
Já pensou se a moda pega.
Com jornalistas então nem se fala!
27/05/2006
Para o mundo prá copa descer...
Vamos comprar bandeiras brancas. É brancas, o símbolo da paz. Chega de verde e amarelho. Aí colocamos em nossos carros, nossas casas e janelas para mostrar ao mundo todo que depois que a guerra da redondinha acabar na Alemanha que não sejamos enxovalhados com mais corrupções, crises, delinquências, etc.
Os problemas são as constituições
Não sou anti-petista, assim como não vejo no PT a essencia do problema. Acho que vem de antes disso. Vem da constituição partidária, tribária, ONGária, societária, maritária. Enfim. Vejo que quando vc tem um grupo em defesa de algo ou de um interesse ele passa a ser excludente. Tipo em clube de idosos, crianças não entram... Nunca consegui me localizar nessa zorra toda.
E...vu....e.....nezuela...
Comando Vermelho à parte
Com todo o respeito aos parlamentares que compunham a sessão, pois admiro a atuação exemplar de muitos deles mas algumas coisas me supreenderam:
a) O Parlamento Brasileiro está longe de ser uma casa de exemplo de dignidade para servir como referência ao cidadão brasileiro, a exemplo do que temos visto na casa: aumento do próprio salário, articulação para não votar assuntos de interesses da sociedade por ser de interesse ou não do governo, auxílios absurdos, contratações de parentes, denúncias de corrupção, de fato, o Parlamento Brasileiro tem se mostrado uma verdadeira escola a nos meros cidadãos;
b) A conotação que perceci de um parlamentar dizer ao Sr. Sérgio - não me acostumei a charmar de doutor alguém que não tenha PHD -, 'olha você é um zé ninguém', ao chamá-lo de 'advogado de porta de cadeia'. Isto porque são os parlamentares quem definem os direitos e deveres de todos os cidadãos brasileiros, logo foram eles quem definiram que todos os detentos têm direito a um advogado e que se um o indivíduo não tiver condições de pagar, o estado providenciará a sua defesa. Logo imagine a cena: você é um medicozinho de porta de PS, ou um Professorzinho de escola pública.
c) Até onde eu saiba a política, o futebol e a tv são as formas mais fáceis de se transformar um 'cidadão comum do tipo zé ninguém' em personalidade, desde que se tenha talento para tal. NO caso da política, basta ter muito dinheiro ou muita popularidade. Quantos analfabetos e semi-analfabetos ocupam as nossas câmaras municipais, distritais e federais, ou ainda as nossas prefeituras e governos. Até o nosso presidente da república não é graduado, mas nunca ví uma pessoa destratar uma outra como ocorreu naquela sessão. O Parlamento Brasileiro pela sua diversidade intelectual deveria ser mais uma vez um local de respeito mútuo entre parlamentares e cidadãos.
Quanto a minha frustração, espero que numa próxima ocasião em que venha ouvir dizer que foi dado uma voz de prisão no nosso parlamento, que seja por um motivo um pouco menos fútil ou sinceso.
17/05/2006
Pedofilia: Diga NÃO
Após 10 anos trabalhando com internet, tive a infelicidade de me deparar com uma denúncia, um funcionário me perguntando como fazer para rastrear um portal de pedofilia para denunciar aos órgãos competentes. Foi grande a minha indignação ao acessar o portal no intuito de fazer um rastreamento para ajudá-lo a denunciar, primeiro porque acabei achando uma verdadeira rede de exploração de crianças, depois porque sou um profissional que tem na internet a base do meu ganha pão.Fico muitas noites em claro, trabalhando como louco para manter minha empresa, pagar meus funcionários, conseguir pagar meus impostos sempre atrasados, enfim, é o meu sustento e o de mais 6 funcionários. Essa luta incessante torna inconcebível a idéia de ganhem e movimentem milhões de dólares explorando o que há de mais nobre e mais puro no mundo as crianças. Não só as brasileiras mas todas as que estão expostas a ação de inescrupulosos que enchem os bolsos alimentando a insanidade de milhões de pessoas que vivem no nosso meio sem que as percebamos.
O lamentável no crime virtual, é que nós cidadãos trabalhadores, cibernautas ou não, nos tornamos intimamente ligados a essas práticas ao descobrirmos e não denunciarmos. Como apenas dois exemplos de ações que poderiam ser praticadas por nossos grandes representantes, esses crimes seriam substancialmente reduzidos em nosso cotidiano. Como? É Simples:
1 - Os domínios (endereço na internet) registrados na internet, geralmente são controlados por órgãos ou do governo ou ligados a ele, a exemplo do Brasil, onde os domínios são atualmente gerenciados pelo Comitê Gestor de Internet no Brasil (www.cgi.br), nos Estados Unidos o ICANN Internet Corporation For Assigned Names and Numbers (http://www.icann.org), na Ásia a APNIC - Asia Pacific Network Information Centre (http://www.apnic.net/), etc. Órgãos como esses poderiam ser os maiores combatentes de websites de pedofilia. Há que se levar em consideração que os portais de pedofilia geralmente criam mecanismos de redirecionamentos, e que os registros são geralmente efetuados fora das áreas de jurisdição do país onde funciona a base de seus negócios na tentativa de dificultar suas localizações, esses órgãos podem criar mecanismos eficientes de localização e combate a prática desses crimes. Quanto a jurisdição, creio que as polícias federal, secreta, FBI, Interpol estão aí para garantir que criminosos que se julguam espertos sejam presos e punidos.
2 - Empresas e instituições financeiras como a Visa, a Credcard e a American Express as quais somos clientes, mesmo que por imposição do mercado, deveriam ter um departamento fiscalizador para saber em que práticas seus nomes estão sendo envolvidos. Um cibercrime de exposição pedófila, em sua grande maioria acontece pela comercialização de acesso a fotos e filmes e o que viabiliza o negócio, os pagamentos com cartão de crédito que fora do Brasil são usados em praticamente todas as transações on-line. É interessante observar que muitas dessas transações acontecem em tempo real, ou seja o pedófilo assina o serviço e já tem os valores debitados em seus cartões automaticamente, ali na hora. E o que as financeiras têm a ver com isso? ‘Nada’, porque para elas o que vale é a isenção de responsabilidade geralmente expressa em contrato. Lembra da responsabilidade social que geralmente declarados em suas missões, visões ou objetivos? Pois é. É tudo uma questão de mensurar o quanto vale ter o nome da instituição vinculado a ações repudiadas pela sociedade. Com algum investimento, elas poderiam monitorar e cancelar a prestação de serviços desmontando a estrutura funcional de grande parte desses criminosos.
Com alguns investimentos os personagens chaves do comércio através da internet como governo e financeiras poderiam criar mecanismos de denúncias, de fiscalização e de combates eficientes, acabando com a ação de organizações que usam a pedofilia como uma prática comercial.
11/05/2006
Coisas de Galotinho
Quanto tio galotinho iniciou a greve de fome... sorrí comigo mesmo e até publiquei em um blog qualquer colocando que se o cidadão ficasse uns 15 dias. Pediria desculpa ao meu ego e a partir daquele momento estaria com ele sob qualquer instância, considerando que Ghandi foi até onde eu saiba a pessoa que fez a mais duradoura greve de fome que acho que era de 23 ou 28 dias.Bom. O fato é que como era esperado tio galotinho a 11 dias simplesmente desistiu mas tomando glicosesinha, suquinho de coquinho e só parou em apelação do coleguinha o Michelzinho Teminho...
Para mim, é uma imensa palhaçada o que esse cidadão que inventou esta greve para sensibilizar os pobres, deprimidos e seu partido político dando a ele a possibilidade de chegar ao topo do poder no país. Ghandi ao menos teve a umbridade de fazer uma greve de fome pela liberdade de seu povo na Índia.
Para mim, o tio galotinho, está precisando é de umas boas palmadas no bumbum, para aplender a respeitar o senso do 'lidículo' pois tudo tem limite e o povo brasileiro tem muito o que fazer para garantir seu sustento a ficar dando atenção a esta falta de 'velgonha'. Mas enquanto ninguém faz isso, espero que ele se contente com as papinhas do poder nos próximos 100 anos.
08/05/2006
Quem engana a privacidade de Quem!?

Depois da China exigir a Google que informasse o que anda sendo pesquisado pelos chineses naquele país, agora é o Brasil que por intermédio do Ministério Público, em nome do combate aos crimes virtuais, exige que informações sobre 'usuários suspeitos' do Orkut ao governo.
Um dos portais precursores no conceito da Internet 2 que tem como princípio de funcionamento a colaboração mútua de seus usuários, o Orkut se tornou uma febre, como portal de relacionamento. Como todo relacionamento tem suas conturbações, ele também já se tornou uma referência em causar separações, expor personalidades ao ridículo por intermédio de falsos usuários, e como não poderia faltar, se tornou um prato cheio para criminosos 'virtuais' promoverem falsos sequestros, pedofilia e até tráfico de drogas.
Para tentar deter as péssimas iniciativas o Orkut, em nome da privacidade ou da falta dela, criou o 'dedo duro' que diz a seus usuários quem anda visitando seu perfil. Mas o grande problema é seus usuários é que os seus usuários, esquecendo-se que estão na internet, com seus dados a mercê não só do voyerismo, mas da curiosidade e porquê não dizer da emoção de reencontrar um velho amigo, ser recebido com uma mensagem do tipo: O que é que você está bisbilhotando no meu orkut.
É mole!
Espero que este universo cibernético não tire das pessoas, o que têm de melhor, sua humanidade.
