Resenha do filme: A vida de David Gale
Lançado nos EUA, em 2003, o filme A vida de David Gale, embora um fracasso de público no cinema, mantem um público cativo. Ao abordar um tema controverso, o filme traz uma visão crítica da aplicação da pena de morte na sociedade americana. Outro foco interessante é o papel da mídia, de um lado uma ação investigativa que se contrapõe a uma imprensa sensacionalista.
Com o roteiro brilhante de Charles Randolph, autor de Munique (2005) e A intérprete (2010), e a direção de Alan Parker, com dois Óscar (EUA), por Expresso da meia noite (1978) e Mississippi em chamas (1988); três Globos de Ouro (EUA) por Expresso da meia noite (1978), Mississippi em chamas (1988) e Evita (1996); além de prêmios, só poderia tornar A vida de David Gale, mais um grande best seller.
A vida de David Gale, conta a história de David Gale, um advogado, professor e defensor da abolição da pena capital, que junto com sua amiga, Constance Harraway, tenta provar que a pena de morte, aplicada no EUA, mata inocentes. Acusado de estupro e pela morte de Constance, ele é preso e condenado à morte. Três dias antes de sua execução, David conta com a ajuda de uma jornalista, Elizabeth Bloom, para provar a sua inocência.
O filme é estrelado por Kevin Spacey (David Gale) e Laura Linney (Constance Harraway), ambos ativistas, Kate Winslet (Elizabeth "Bitsy" Bloom), jornalista. Conta, ainda, com a participação de Gabriel Mann (Zack Stemmons), assistente de Elizabeth, Matt Craven (Dusty Wright), ativista e ex-condenado e de Leon Rippy (Braxton Belyeu), um advogado que parece não se importar muito com o caso.
A vida de David Gale é uma obra que não pode faltar na estante dos grandes amantes da sétima arte. Mesmo não sendo um blockbuster, o filme é envolvente e conta com uma boa dose de ação e suspense. Para os conhecedores do universo cinematográfico, uma obra de Charles Randolph, dirigida por Alan Parker, é uma ótima sugestão. Principalmente quando sugere a análise crítica sobre a polêmica da pena de morte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário